Meditação: práticas, tipos e benefícios

Namastê!

É bom tê-lo (a) por aqui. Sinta-se à vontade.

Quero começar deixando claro que não sou um monge ou um praticante antigo da meditação, seja qual for a sua vertente. O que sou, na verdade, é alguém que tem buscado saber mais sobre a prática dessa ferramenta incrível, que tem ajudado pessoas assoladas por diversos problemas, físicos ou mentais.

Todos temos visto o tempo pessoal se acelerar.

As pessoas têm se envolvido em atividades que tragam o seu tempo, fazendo com que o desenvolvimento pessoal fique para escanteio.

Dá para ver a inquietude no olhar das pessoas, o tom agressivo em suas vozes, as marcas exibidas pelo corpo já cansado, prestes a colapsar. É preciso fazer algo por nós, pela nossa paz. É preciso buscar essa reconexão com o eu, com a nossa essência, com o mundo que gostaríamos de desenhar para os nossos dias.

A meditação é essa centelha de paz em um cenário de agonia, trazendo possibilidades de foco e autoconhecimento, de percepção dos pensamentos, de consciência do agora e de liberdade para o espírito.

Neste texto, iremos discutir sobre o que é a meditação, como praticá-la e quais benefícios nos levam a querer iniciar e manter essa prática inigualável.

Iniciemos, então.

O que é meditação?

Meditação é o uso de técnicas com o objetivo de atingir o foco no tempo presente, a consciência dos pensamentos e a paz de espírito.

Dá para encontrar diversas definições de meditação, mas acredito ter reunido, pelo menos em minha concepção, a sua essência na definição acima.

Jamais devemos achar que meditar é esvaziar a mente e que só atingiremos a verdadeira meditação quando apenas restar o vazio em nossa mente. Isso não acontecerá, acredite.

Até mesmo os grandes mestres da meditação afirmam a presença de pensamentos durante a prática. Quando eles chegarem (os pensamentos), esteja consciente deles. Perceba sua existência, mas não se prenda aos motivos, às razões de sua existência. Trate esses pensamentos intrusos como uma visita indesejada: você sabe que ela existe, mas não oferecerá uma xícara de chá, esperando acelerar a sua partida.

A Monja Coen, talvez a mais famosa monja zen budista brasileira, disse à BBC:

Acho que meditar é autoconhecimento, a libertação da mente humana. Porque se você se conhece a si mesmo, não será manipulada por ninguém e terá escolha.

Essa escolha começa no momento de deixar que os pensamentos venham e vão. Em seguida, ainda em estado meditativo, podemos tomar consciência de cada parte do nosso corpo, da nossa respiração, dos sons externos, do toque do vento sobre a nossa pele, da temperatura do ar que respiramos e expiramos.

Meditar é mergulhar nas profundezas de si e tentar enxergar a sua conexão com o mundo, com cada criatura viva e não viva. É percebe-se não apenas em contato com a natureza, mas vê-se como parte dela.

Meditação Guiada

Para quem não tem tanta experiência, existe a meditação guiada. Ela está disponível em Apps e vídeos do Youtube, grátis ou paga.

Com a meditação guiada você receberá orientações de especialistas, que vão desde a posição correta de sentar-se, passando pela velocidade da respiração até os minutos finais da prática.

Entre os aplicativos grátis melhores avaliados, sem importar a ordem, estão:

Esse App traz lições básicas, geralmente em torno de 10 minutos, mas também lições mais avançadas. Nele, o usuário pode definir lembretes de atenção plena, desenvolver práticas que favorecem o equilíbrio emocional, programar o time para meditações silenciosas e ter acesso a frases e artigos escritos por grandes mestres.

Garantindo ser o App número 1 em redução de estresse, ansiedade e insônia, o Insight Timer conta com uma equipe de profissionais bem recheada, desafios matinais, técnicas para iniciantes, lições para o combate da ansiedade e controle do sono, músicas relaxantes para a sua meditação, podcasts inspiradores, meditação para pais e mães e muito, muito mais. Você também pode acessar o Insight Timer direto do seu navegador da web.

O Calm tem como objetivo, segundo seus criadores, melhorar sua saúde e aumentar a sua felicidade. O menu desse App é super recheado: melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse ou a ansiedade, melhorar a concentração, autoaperfeiçoamento e outros. Nele, você encontrará programas que vão do básico até o avançado, em tempos de 3, 5, 10, 15, 20 ou 25 minutos.

Entre os canais do Youtube melhores avaliados, sem importar a ordem, estão:

O canal de Coen conta hoje com 133.610.719 visualizações e 1,67 milhão de inscritos. Os vídeos que são disponibilizados pela monja seguem a corrente budista do Zazen, oferecendo lições básica e avançadas e respondendo às dúvidas mais recorrentes entre os inscritos.

Cláudia Dias Baptista de Souza, conhecida como Coen Rōshi ou Monja Coen, é uma monja zen budista brasileira de ascendência portuguesa, e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão. Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001 com sede em Pacaembu. (Wikipédia)

Esse é um dos maiores canais dessa área no Youtube, contando com 68.550.993 visualizações e 538 mil inscritos. Nele, vídeos de Músicas para Dormir, Música para Relaxar, Música para Meditação, Reiki, Acupuntura, Spa e Massagens, Música para Yoga e muito mais estão disponíveis.

Já são 140.161.893 visualizações e 1,33 milhão de inscritos. O canal conta com vídeos de Meditação, Linguagem e Música, três componentes poderosos à prática meditativa.


Claro que você poderá encontrar outros aplicativos, vídeos e sites que lhe orientarão nesse início de jornada. Fique à vontade para escolher o que melhor atender às suas expectativas.

Alguns tipos de meditação