top of page

Aja Sobre a Vida ou Ela Agirá Sobre Você

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Olá!. Tudo bem com você?

Hoje, dialogaremos sobre a força que tem a ação. Sente-se confortavelmente e vamos iniciar o nosso bate-papo — a leitura proporciona uma conversa com o autor do conforto de suas casas.

O pensamento

É fato que o pensamento precede à ação. Isto é, a gente pensa, mesmo que por fragmentos de segundos, depois age.

Sigmund Freud, médico e psicólogo austríaco, certa vez disse:


“O pensamento é o ensaio da ação.”


Há pensamentos que são mais elaborados, reflexivos, estratégicos, lógicos, imbuídos da intencionalidade de planejar os passos a seguir. Eles são os responsáveis por darem início à construção de uma nova fase em sua vida, à reelaboração de planos pré-existentes, à reafirmação de práticas exitosas, à realização de sonhos. Mas não se engane: eles são apenas o início.

A ação

Um bom planejamento é primordial para que o seu agir permaneça sob o seu controle. O planejamento é provindo de uma série de reflexões, de pensamentos — capacidade que temos para observarmos as cenas ao nosso redor e, a partir dessa leitura, traçarmos planos para o nosso futuro. É a união entre o pensar e o agir que resulta no que somos.

Você pode pensar: “Mesmo se eu não agir estarei me transformando em algo”. Você sempre estará em ação, mesmo que de forma negativa para os seus planos, mesmo que seja para se autodestruir. Neste caso, quando falo aqui em agir, estou me referindo a uma ação positiva, que o conduza ao progresso esperado.


“Um grama de ação vale uma tonelada de teoria.”

Friedrich Engels

A vida

Há uma poderosa Lei no Universo que impede as coisas de permanecerem estáticas, inertes. Tudo acaba em movimento constante. Tudo é transformado a cada instante. Isso é o que o grande escritor estadunidense Napoleon Hill chamou de Lei da Mudança.

As coisas irão mudar. Seja de forma pacífica ou não, as coisas mudarão. O Universo é regido sob esta Lei. Nada hoje é como ontem. Tomemos como exemplo a criação do computador. Você acha que não houve resistência à sua implantação? Você acredita que não houve aqueles que preferiam fazer os cálculos manuais e continuar mandando cartinhas pelos correios? O que você acha que aconteceu com a resistência? Foi suplantada pela mudança.

Napoleon fala da resistência na época da implantação dos caixas eletrônicos nos supermercados. Havia um receio de que as máquinas não fossem dar conta do recado, que fossem tomar o espaço dos homens e mulheres que faziam aquele serviço manual. Contudo, a mudança chegou, automatizou o processo de pagamento das compras, reduziu as filas nos supermercados, reduziu bruscamente os prejuízos com erros de cálculos e nada pôde conter essa mudança.

Enfim, a Lei existe. Fique parado, esperando os ventos soprarem ao seu favor, e poderá ser sufocado pela poeira da faxina da Mudança.

Alguns conselhos finais

Seja proativo. Pense e aja de acordo com o seu pensamento. Esteja aberto a mudanças. Elabore bons projetos de vida e execute-os. Analise as cenas ao seu redor, o agir da Lei sobre as coisas e descubra tendências. Ouça pessoas que tenham experiências positivas naquilo que você deseja alcançar. Todos os dias, acorde, pense, aja, reflita sobre suas ações, ajuste o que tiver que ajustar e repita o ciclo.

Por fim, não se esqueça: aja sobre a vida ou ela agirá sobre você.


Que tal conhecer os passos que irão torná-lo um pouco melhor a cada dia? Clique na imagem abaixo e leia agora mesmo o meu livro "10 receitas para uma vida melhor".




16 visualizações0 comentário
bottom of page